Policiais de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e do Comando Tático Regional (Cotar), de Sinop, somando 20 militares, além de policiais civis, estão trabalhando na recaptura dos seis reeducandos que fugiram da cadeia de Nova Mutum, nesta madrugada. Desde o ocorrido, rondas são realizadas pela cidade e imediações, mas até o momento nenhum dos fugitivos foi recapturado.
A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos divulgou o nome e crime dos fugitivos da cadeia do município. São eles: Fabiano Almeida Campos, 21 anos, preso provisório por tentativa de furto; Fábio Júnior Granelo Nunes, 19 anos, preso provisório por furto; Edilson de Oliveira Santos, 27 anos, preso provisório por tentativa de furto; Loriberto Ferreira Lima, 28 anos, preso provisório por furto; Édenísio Alves de Oliveira, 25 anos, preso condenado a 14 anos por tráfico de entorpecentes; Walterlúcio Barbosa Silva, 25 anos, preso por mandato de prisão do Estado do Pará.
A fuga foi descoberta por volta das 4h30. Uma fonte de Só Notícias disse que após serrarem a grade da cela, com acesso ao corredor, os reeducandos serrarem as grades que dão acesso ao espaço de banho de sol. Com a utilização de uma “maria tereza” (corda feita de lençóis), chegaram ao teto do prédio. “A grade do teto também foi cerrada e eles fugiram pelo telhado”, disse.
A Polícia Militar solicitou que as emissoras de rádio da cidade informassem a situação e o nome dos foragidos. Qualquer informação que ajude a prende os fugitivos deve ser comunicada aos órgãos de segurança.
No dia 29 de março, uma ação desencadeada por policias militares e civis, Ministério Público e agentes carcerários descobriram um plano de fuga. Na ocasião, também foi verificado que barras de proteção estavam serradas, um que dava acesso da cela ao corredor e outra do corredor ao banho de sol. Caso não fosse descoberto, 17 poderiam ter escapado.
Com os presos foram encontrados um aparelho celular e alguns “chuços”, mas as serras que estavam sendo usadas, não foram encontradas. A capacidade da cadeia de Nova Mutum é para 33 pessoas, mas no local ficam mais de 40, além de 23 na condição de albergados.
Recentemente, em Sinop, 28 detentos fugiram por um buraco. Até o momento, a polícia conseguiu recapturar 18 deles.
Leia mais
Seis fogem da cadeia de Nova Mutum durante a madrugada